Conjunto Balambossa – Poema do Adeus

27 12 2011

Link original: Conjunto Balambossa – Poema do Adeus
Publicado em: Saturday, January 27, 2007 by zecalouro

Mr. D&C will be pleased with this post. Since the fist list sent to zecalouro, Mr. D&C had this LP listed. I’m happy to have it now to Mr. D&C and Loronixers, it was part of another of those nice opportunities at the old vinyl shops in Rio.

This is Conjunto Balambossa – Poema do Adeus (no date), for Coledisc. Another Conjunto Balanbossa LP was released last year. I remember that I said that sometimes the record companies uses to create bands or groups just to make specific releases. I think this is also the case, this LP is different from that one and seems to be played by different musicians. Let’s see what happens. Tracks include:

01 – Na Cadência do Samba (Ataulfo Alves / Paulo Gesta)
02 – Chora Tua Tristeza (Oscar Castro Neves / Luvercy Fiorini)
03 – Nós e o Mar (Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli)
04 – Se Você Disser Que Sim (Luis Bandeira)
05 – Tamanco no Samba (Orlann Divo / Hélton Menezes)
06 – Quem Manda na Minha Vida (Herivelto Martins / Raul Sampaio)
07 – Poema do Adeus (Luis Antônio)
08 – Samba da Madrugada (Dora Lopes / Carminha Mascarenhas / Herotides)
09 – Corcovado (Tom Jobim)
10 – Gamação (João Roberto Kelly)
11 – Palhaçada (Haroldo Barbosa / Luis Reis)
12 – Volta Por Cima (Paulo Vanzolini)

.

Não tinha esse disco. Porém, graças aos amigos bOssas nOvas e Martoni, ele agora está disponível na Rádio Forma e Elenco.  Como apontado pelo bOssas nOvas (ver comentários) o “Conjunto Balambossa”, nesta gravação, é “constituído” pelo Celso Murilo e pelo Fats Elpídio. Não, eles não estão tocando juntos: o disco é uma coletânea de faixas destes dois artistas lançadas em outros discos.


Ações

Information

4 responses

27 12 2011
300discos

Comentários originais:
.
Anonymous on Sunday, 28 January, 2007
Hi all,

This amazing record is Coledisc CD-06 (1968).

Enjoy!

FILLL
.
zecalouro on Sunday, 28 January, 2007
Hello FILLL,

How do you know this release date?

Nobody knowns it down here.

Let me know, please.

Cheers, zeca
.
Anonymous on Sunday, 28 January, 2007
Olá Zecalouro,

Descobri seu blog hoje e estou encantado com tanta música boa. Espetacular seu trabalho, nota 10, parabéns!!

Eu já tive este LP (infelizmente não o tenho mais). Fazia parte de uma coleção que a gente comprava pelo correio, não me lembro se era oferecido em algum almanaque ou revista tipo Seleções, nos anos 60. Cada LP tinha um tema: Samba, Música de Cinema, havia um de Órgao e outros que não me lembro bem agora. Mas era uma coleção muito boa, passei minha adolescência ouvindo estes discos e adorei poder recuperar um deles agora graças ao seu trabalho.

Muito obrigado!!!

zei
.
zecalouro on Sunday, 28 January, 2007
zei,

Obrigado pelos elogios, zei. Valorizo e registro todos os cumprimentos.

Fiz a pergunta ao FILLL quanto a fonte de informação da data desse disco. Muitos LPs da Bossa Nova foram lançados sem registro de datas e precisamos contar com a memória de quem viveu aqueles dias para recuperar essas informações.

Quanto a essa história das coleções, esse é um fato conhecido, especialmente através da Readers Digest (seleções). Lembro de um LP com esse mesmo design com o logo do Jornal O Globo estampado.

O tecladista que você faz referencia é provavelmente o Ed Lincoln, que participou de outro LP do Conjunto Balambossa de capa vinho, disponível algumas semanas atrás no Loronix.

Confira na painel direito do site a opção archives. Lá é que se encontra o acervo por semanas dos lançamentos do Loronix.

Grande Abraço, zeca

27 12 2011
bOssas nOvas

Aí vai o link:

O Conjunto Balambossa é um pseudonimo de Celso Murilo e de Fats Elpidio (e seu conjuntos).

As faixas 1 (“Na Cadência do Samba”), 3 (“Nós e o Mar”), 5 (“Tamanco no Samba”), 8 (“Samba da Madrugada”), 10 (“Gamação”) e 12 (“Volta por Cima”) são extraídas do disco “Samba de Madrugada” de Fats Elpídio.

A 2.ª faixa (“Chora tua Tristeza”) está no disco “Ritmos na Passarela” de Celso Murilo, e aparece também no disco “Temas para Dançar” de Luiz Humberto (outro pseudonimo de Murilo).

A 4.ª faixa (“Se você disser que sim”) está no disco “Ritmos na Passarela” de Celso Murilo, e aparece também no disco “Samba Exportação”, sem menção de autor, mas que é outro pseudonimo de Murilo (se nao me engano, este último disco também apareceu no Loronix).

Tanto a 6.ª faixa (“Quem Manda na Minha Vida”) como a 7.ª (“Poema dos Adeus” aparecem nos três discos anteriormente mencionados de Celso Murilo.

A 9.ª faixa (“Corcovado”) aparece no citado disco “Samba Exportação”, no disco “Horas Íntimas” de Luiz Humberto (a.k.a. Celso Murilo), e no disco “Lição de Ritmo”, de Roberto Rutz (outro pseudonimo de Murilo).

A 11.ª faixa (“Palhaçada”) está no disco “Ritmos na Passarela” de Celso Murilo, e aparece também no disco “Temas para Dançar” de Luiz Humberto.

27 12 2011
300discos

Obrigado, bOssas, pelo disco e pelas informações.

E não é que é mesmo? Tenho os discos do Celso Murilo e comparei as faixas: sim, são elas. Infelizmente não tenho o disco do Fats Elpídio. Interessante essa confusão toda que as gravadoras faziam na época. Será que os outros discos do Conjunto Balambossa também foram obtidos de maneira semelhante? Será que são os mesmos artistas, ou outros?

Abraços,

28 12 2011
bOssas nOvas

Envio o link do mencionado disco do Fats Elpidio, já agora:
http://www.mediafire.com/?b12qg21fbckopo5

Queria fazer uma correção: Quando acima indiquei que “O Conjunto Balambossa é um pseudonimo de Celso Murilo e de Fats Elpidio (e seu conjuntos)” estava a me referir ao disco agora publicado aqui, e nao a todos os discos deste “Conjunto” (conheço 3, e nao sei se foram lançados mais).

Vejamos:
O disco “Samba ao vivo” do Conjunto Balambossa também tem algumas faixas de Celso Murilo (do disco que acima mencionei, intitulado “Samba Exportação”, e do disco “Ritmos na Passarela), mas outras não sei donde provêm (suspeito que algumas sejam de Walter Wanderley, mas nao posso garantir).

O disco “Não quero ver você triste” do mesmo conjunto, o qual já foi aqui publicado, se supõe ser de Ed Lincoln, e realmente nada parece ter a ver com a sonoridade dos outros 2 discos deste conjunto.

Curiosamente, este último disco não aparece citado no artigo sobre “O Jogo dos Pseudonimos” (que recomendo a leitura, pois explica bem a genese deste “jogo”), onde o Mauro Caldas (a.k.a. Zecalouro) afirmava que o Conjunto Balambossa era um pseudonimo de Ed Lincoln, o que contudo corresponde apenas em parte à verdade.

Resumindo, existem pelo menos três intérpretes (excluindo os pseudonimos do próprio Celso Murilo) deste “Conjunto”: Fats Elpidio, Celso Murilo e Ed Lincoln.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: