Bob Fleming – Bob Fleming (1961) aka Moacyr Silva

17 01 2012

Link original: Bob Fleming – Bob Fleming (1961) aka Moacyr Silva
Publicado em: Tuesday, February 20, 2007 by zecalouro

Hello, good night! I have to admit that I’m happy with the end of Carnaval. Everything went fine, as far as I know and we had a successful party down here. Now, it is time to get back to a normal life, schedule an appointment with zecalouro vet, use behavior analysis to make him forget the tunes that he learned and start the year. The show must go on.

Let’s make a great start today showing to Loronixers an album that has a combination of saxophone and Hammond B3 organ. This is Bob Fleming – Bob Fleming (1961), for Musidisc, featuring Bob Fleming aka Moacyr Silva and probably, my assumption, Ed Lincoln or Celso Murilo on the Hammond B3 organ. I spoke today with Claudio Fagnan, our expert on recognizing participations of the artists he loves on albums. Claudio will take the last Ivan Casanova LP for a hearing and this Bob Fleming to bring clarification on these issues very soon. Tracks include:

01 – O Nosso Amor / Fechei a Porta
02 – E Luxo So / Teleco Teco Nr. 2
03 – Meditacao / Cheiro de Saudade
04 – A Noite do Meu Bem / Fim de Caso
05 – Ideias Erradas / E Dai
06 – Mundo Mal / Ho Ba La La
07 – Rio de Janeiro / Cidade Maravilhosa
08 – Dizem por Ai / O Amor e a Rosa
09 – Se Acaso Voce Chegasse / Agora e Cinza
10 – Chora sua Tristeza – Ri
11 – Carinho e Amor – Menina Moca
12 – O Nosso Olhar – Exemplo

.

Este disco pode ser buscado provisoriamente aqui. Ao contrário do que diz o Zeca, neste disco Bob Fleming não é Moacyr Silva e sim Zito Righi, conforme o cartaz abaixo que nos foi enviado pelo filho de Zito, Ney Righi, com a discografia de seu pai.


Ações

Information

16 responses

17 01 2012
300discos

Comentários originais:
.
Jazz Miscellaneous on Friday, 09 March, 2007
ZECA. I WAS SURE YOU HIDED ONE MORE SILVA FOR ME !!! I JUST BROWSED AND FOUND THIS BOB FLEMING. I SHOULD SPEND MORE TIME ON YOUR BLOG !!! REALLY PLENTY OF GOLD. ALL THE BEST. DANIEL
.
MrC on Tuesday, 29 January, 2008
I came upon this site in search of information of one Bob Fleming and have found some info. Noting that some of the information is almost a year old and hopefully some who have posted here still return. I have some 24 tracks of an album, I hope I have spelled it correctly – Un Saxofon Distinto. Does anyone have any info on this album? The music is just> more than great.
.
zecalouro on Tuesday, 29 January, 2008
Never heard about this Moacyr Silva / Bob Fleming “Un Saxofon Distinto” album. May you send us a scan of both front and back cover with a sample track? It should be of great help.

Regards, zeca

18 06 2012
silvestre nicoliello netto

Pessoal,eu tenho esse vinil,e acho que quem pilotava o hammond b3,era o Walter Wanderley,a pegada de acordes são muito ao estilo dele,prestem atenção,acho que tenho razão ok? obrigado.

2 10 2012
jamz8

Eu ainda, o link nao funciona no jensen blog … lamento, mais trabalho para você, muito obrigado

3 10 2012
300discos

Obrigado por avisar. Deixei um link provisório até encontrarmos um definitivo.

3 10 2012
silvestre nicoliello netto

Pessoal,eu tenho esse vinil do Bob Fleming,ou Moacyr Silva como queiram,e na contracapa do disco,diz que é mesmo Bob Fleming,e não Zito Righi como disseram aqui.

3 10 2012
300discos

Oi Silvestre, o disco é realmente do Bob Fleming. O que estamos discutindo é se é Moacyr Silva ou Zito Righi quem está fazendo o papel de Bob Fleming: segundo o filho do Zito Righi é o pai dele que toca aqui.

3 10 2012
silvestre nicoliello netto

Pessoal,é só voces fazerem uma comparação,e verão que o toque de Moacir Silva,é inconfundivel,possuo também gravações de Zito Righi,e ja fiz as comparações,sou musico,e meu ouvido não falha,Que me perdoe o filho do Zito,mas desconheço os motivos dessa sua alegação,afinal seu pai foi tão ,ou mais famoso que o Moacir.

4 10 2012
silvestre nicoliello netto

Gente,e quanto ao musico que pilotava o hammond b3,seria mesmo Walter Wanderley,ou Chaim Levack tocava orgão também,quem saberia informar me,obrigado,mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.

18 02 2013
ary alves righi

silvestre, seu ouvido esta traindo voce. o sopro do zito é bem diferente do sopro do moacir (os dois sao excelentes). voce disse que tem varios discos de ambos entao faça uma comparacao que acho que voce nao vai mais ter nenhuma duvida. ouça o disco de samba (bob fleming) que tem uma capa simples: branca com circulo vermelho no meio e outro em preto. depois voce ouca o disco “zito righi sax de ouro” um que tem uma capa branca com uma figura de varios quadrados formando um quadrado maior escrito em cima sax de ouro e zito righi em baixo. com seu ouvido de musico voce vai perceber a que trata-se do mesmo musico solista alem de todo o conjunto, que era o mesmo. eu nao me recordo o nome de todos os musicos (eu nasci em 1954 portanto naquela época eu tinha uns 6 a 8 anos, mas eu ia com meu pai ao estudio assistir gravacoes) mas um eu lembro bem e seu ouvido musical identificará o estilo inconfundivel de ed lincon ao piano e orgao harmond. outra comparacao que voce pode fazer nao precisa nem de ouvido musical, basta voce colocar lado a lado o disco “zito righi – the song is you” e o “bob fleming – sax espetacular vol.II” meu pai, devido a dureza da vida de musico, vendeu os direitos do disco para a musidisc que entao lancou-o como bob fleming sem se que se dar ao luxo de trocar as faixas de lugar. caro silvestre, meu irmao nao inventou essa historia, ela aconteceu e eu, ary righi, sempre acompanhei meu pai desde quando a minha memoria me permite lembrar, se voce tiver curiosidade de conhece-la integralmente eu posso relatá-la por emai, escreva pra mim que eu respondo, meu email é “aryrighi@yahoo.com.br”

18 02 2013
300discos

Muito obrigado pelos esclarecimentos, Ary.

Abraços,

19 02 2013
ary alves righi

sergio, abre essesite, so clicar ai no “bobo fleming- bob fleming (1961) akamoacyr silva” , a tem essas merdas que escreverm e foi ai que o ney entrou e passou algumas informacoes (o ney nao conhece bem os detalhes) inclusive informacoes erradas como a que o moacir gravou 4 bobdiscos quando gravou s dois. mas foi bom pra detonar uma “nova” velha discussao. o cara diz que tem “ouvido musical” e fala uma merda dessas, acho que minha resposta pra ele foi, embora light, bem colocada. confira a. beijundas ary

________________________________

20 02 2013
silvestre nicoliello netto

Bem,meu caro Ary,ja que os dois musicos ja faleceram ha muito tempo,fica prevalecendo sua palavra,embora eu confie mais no meu ouvido,agora dizer que as pessoas,ficam falando MERDA,achei de uma extrema grosseria de sua parte,e se o blog voce meu,esse comentario não seria nem publicado,porque aqui escrevem e comentam pessoas educadas,o que não é o seu caso…mas na duvida,ainda fico com meu ouvido…acho mais confiavél que suas imundas palavras…ok?

20 02 2013
silvestre nicoliello netto

E, outra coisa sobre esse disco,acho que quem pilotava o HAMMOND B3,ou era Chaim Levack,ou talvez Ansaelmo Malzoni,porque o Edy Lincon,nunca teve esse balanço,era um grande musico,mas não tinha esse suwing todo não.

4 03 2013
Ney

Desabafo – por Ary Righi

. Vou tentar contar a historia que conheço porque vivi desde que me entendo por gente:
Por volta de 1956 ou 57, não sei ao certo, um cara de uma visão impar, Nilo Sergio (dono da marca “Musidisc”), teve uma idéia pra ganhar dinheiro, lançar um musico americano e uma orquestra cubana no Brasil. Gravou dois LPs com o nome de Bob Fleming, um suposto saxofonista americano. Moacyr Silva foi o musico escolhido por ele para essa empreitada e a orquestra ficou conhecida pelo nome de “Românticos de Cuba” que nada mais era do que os bons músicos brasileiros que sempre existiram aqui mas que pouco ou nenhum reconhecimento tinham em terra tupiniquim. Após o lançamento do Bob Fleming a gravadora com a qual Moacyr Silva tinha contrato (não me recordo o nome da gravadora) proibiu-o de continuar gravando para uma concorrente, embora seu nome não aparecesse. Em 1958, meu pai, Zito Righi (que doravante chamarei sempre de “meu velho”) retornava de um tour pelo Chile e Argentina como integrante do conjunto de “Roberto Inglês”, um pianista que fazia grande sucesso na época. Naquela ocasião Nilo Sergio não havia desistido do seu sonho de ganhar muito dinheiro e continuava procurando um saxofonista que pudesse continuar o projeto. Meu padrinho, o contrabaixista e compositor Dalton Vogeler , foi quem fez a apresentação de meu velho a Nilo Sergio. Meu velho gravou então seu 1º LP de Bob Fleming (o terceiro da serie com este nome) com o titulo “Bob Fleming Interpreta Boleros Vol I” (a capa era uma armadura medieval tocando um sax). Este disco foi um estouro na praça tanto que vendeu por mais de 30 anos, não havia na década de 60 uma casa no Brasil que não tivesse pelo menos um disco de Bob Fleming mas com certeza tinha este. Só a titulo de informação posso dizer que meu velho recebeu CR$ 30.000,00(trinta mil cruzeiros) pela gravação e que o órgão harmond e piano que o caro amigo escuta nesta gravação é sim o Ed Lincoln. Ao perceber que tinha encontrado a “galinha dos ovos de ouro” Nilo Sergio imediatamente contratou meu velho para gravar mais 3 discos de uma só vez, sãos eles: “Boleros Vol II, Boleros Vol. III (ambos produzidos pelo guitarrista e arranjador Valtel) e um disco de samba, aquele que a capa é bem simples onde tem um circulo vermelho no meio e um outro maior em preto(neste disco, meu caro Silvestre, o organista e pianista é o mesmo Ed Lincoln). O valor recebido pelo meu velho foi o mesmo, 30 mil por cada disco. Apos esses vieram mais uma serie de gravações que se estendeu até mais ou menos 1968 quando vieram os últimos discos com o titulo “Bob Fleming Brasa Jovem Vol. I e Vol. II” só com musicas de iê-iê-iê e os conjuntos coadjuvantes naqueles discos com o meu velho foram o “Sunshine” e “A Bolha”. Apos a gravacao dos 4 primeiros discos meu velho conseguiu “emplacar” alguns discos com o nome dele que foram: “Ribamar e Zito Righi” (do o conjunto que tiveram juntos), “Zito Righi – Sax de Ouro”, “Zito Righi – The Song Is You” e um compacto com seu nome. Com o passar de algum tempo meu velho descobriu que não bastava gravar o disco mas era preciso ter um toda uma máquina de divulgação para poder fazer seu disco acontecer. Foi quando Nilo Sergio lhe propôs “comprar” seu disco “Zito Righi – The Song Is You”. Quem foi musico naquela época, e até hoje, sabe a dureza que é viver disso, meu velho tinha minha mãe, meu irmão e eu para sustentar, e embora fosse ele um musico reconhecido a “grana” sempre foi curta. Alem disso ele pensou: essa é a minha “prova do crime” o cara lança o meu disco com o nome de Bob Fleming…..(essa discussão de quem era Bob Fleming deu inicio tão logo o disco da “armadura estourou na praça”). Então meu velho “vendeu” o disco. A “Musidisc” não se deu ao luxo de sequer trocar as faixas de lugar, pegou a “matriz”, mudou somente o selo e lançou “Bob Fleming – Sax Espetacular Vol. III” (o amigo pode pegar os dois discos e comparar, se quiser pode até ouvir para tirar a duvida já que seu ouvido é musical).
RESUMO DA ÓPERA:

Titulo do Disco Musico Solista

-Bob Fleming – Quartet – Sax In Hi Fi (capa amarela com um saxofone
em diagonal……………………………………………………………………………………..Moacyr Silva
-Bob Fleming – Quartet – Sax Espetacular (capa vermelha com uma
mulher que parece que vai sair voando ao lado de um sax)………………….. Moacyr Silva

-Bob Fleming Interpreta Boleros Vol I …………………………………………………. .Zito Righi
-Bob Fleming Interpreta Boleros Vol II …………………………………………………. .Zito Righi
-Bob Fleming Interpreta Boleros Vol III ………………………………………………. …Zito Righi
-Bob Fleming (sambas) capa branca com circulo vermelho no centro e um
circulo maior em preto…………………………………………………………………………..Zito Righi
-Este é Bob Fleming (capa branca e preta com um losango no meio e um
Saxofone ao lado)………………………………………………………………………………….Zito Righi
-Bob Fleming Espetacular (capa branca e preta com este titulo e um saxo-
fone ao lado)…………………………………………………………………………………………Zito Righi
-Bob Fleming o Melhor da Bossa (capa branca e preta com tres saxofones
se cruzando).. ……………………………………………………………………………………..Zito Righi
-Bob Fleming na Itália ( só com musicas italianas)……………………………………..Zito Righi
-Bob Fleming no Cinema (só musicas de filmes de Hollywood)…………………..Zito Righi
-Bob Fleming Jovens Enamorados……………………………………………………………Zito Righi
-Bob Fleming Sax Espetacular ………………………………………………………………Zito Righi
-Bob Fleming Sax Espetacular Vol II………………………………………….Zito Righi
-Bob Fleming Sax Espetacular Vol III (a prova do crime)…………………….Zito Righi
-Bob Fleming Brasa Jovem Vol I………………………………………………………………ZitoRighi
-Bob Fleming Brasa Jovem Vol II…………………………………………………………….Zito Righi

Obs: estes dois últimos discos não aparecem no cartaz do Zito Righi, que está publicado neste site, porque foram gravados após sua confecção.
Quando eu era criança eu olhava para a capa daquele disco (Boleros Vol I) com aquela armadura na capa e “enxergava” atrás daquela armadura a cara do meu velho tocando aquele saxofone e falava todo orgulhoso para os meus amiguinhos: “tá vendo esse disco, é o MEU PAI que está dentro dessa armadura tocando esse sax”. Eu falava isso, caro silvestre, não para inventar estória mas sim porque eu sabia que era o MEU PAI que estava tocando aquele disco. Hoje eu tenho 58 anos de idade (quase 59) mas quando eu olho para aquela capa continuo vendo a cara do meu velho por trás daquela armadura porque eu sei que é ele que está lá tocando aquele disco ou aquele CD (a Musidisc lançou este e mais uns dois discos na década de 80 tão logo o CD foi introduzido no Brasil). Eu, meu irmão e minha mãe não estamos atrás de dinheiro até porque sabemos muito bem que o “time” do Bob Fleming já passou e o dinheiro que aquelas gravações tinham que render já renderam e muito, infelizmente não para quem deveria render. Porem quando nós da família, principalmente nós três, eu, meu irmão e muito mais ainda, minha mãe, acessamos um site ou qualquer outro tipo de mídia e vemos aquela armadura (com a cara do meu velho por trás) ou qualquer outro dos tantos discos que ele gravou, e nós sabemos que foi ele quem gravou, e vemos : “bob fleming – moacyr silva….etc….e baboseiras…..” isso dói , mas dói de uma maneira que eu não consigo aqui dizer aonde dói o quanto dói. Dói na alma, dói no fundo do coração, dói muito. Meu velho morreu em 17/05/2000 mas ele abandonou o saxofone por volta de 1979 e nunca mais pegou nele e eu sei que foi por desgosto causado por essa discussão absurda dessa PORCARIA desse nome de Bob Fleming.
Caro Silvestre, você me criticou dizendo que nesse site só escrevem pessoas educadas mas você chama eu e meu irmão de mentirosos porque nós contamos uma historia diferente da que você conheceu até hoje e eu só posso dizer pra você que eu não estou mentindo, se você quiser acreditar acredite, se não ………. Para finalizar lembro que o próprio Moacyr Silva nas vezes em que apareceu em programas de televisão nas décadas de 60 e 70 (me recordo por exemplo do “Um Instante Maestro”do Flavio Cavalcante) jamais apresentou mais do que os dois LPs (citados acima) como sendo de sua execução.
Pergunta final: Quem é “Bob Fleming” ?
Peguem a discografia que citei acima, procurem saber da veracidade da minha informação e tirem suas conclusões. Ainda a titulo de esclarecimento, todos os outros LPs com o nome de Bob Fleming com capas diferentes, são os mesmos discos citados acima porem lançados com outras capas ou coletânias dos mesmos.
Mais uma vez coloco aqui, num site de domínio publico o meu email caso alguém queira entrar em contato comigo. aryrighi@yahoo.com.br. Voltar a esta discussao não vou. Quem quiser saber qualquer coisa a mais escreva para o meu email.

1 10 2014
adilson

Depois de ter uma aula sobre Bob Fleming,Zito Right,Moacir Silva eu pergunto a onde esta o link,para podermos desfrutar desta polemica toda,é melhor ouvirmos(Não vai nenhuma critica a nenhum comentário)

2 10 2014
ary righi

esse sempre foi um outro grande problema que meu velho sempre se via diante dele: seu nome escrito errado. o nome certo é “righi”. adilson meu email continua o mesmo informado acima, se voce quiser pode escrever que eu respondo o que voce quiser saber, desde que eu saiba.

Deixe uma resposta

