Quarteto 004 – Retrato em Branco e Preto (1968)

3 04 2013

Link original: Quarteto 004 – Retrato em Branco e Preto (1968)
Publicado em: Saturday, May 03, 2008 by zecalouro

Quarteto 004 - Retrato Em Branco E Preto

Hello, good evening! I never lost my hope, but this album was listed on my “impossible to find” folder. Quarteto 004 is one of the most requested albums by Loronix audiophiles. Since the adoption of FLAC format, at least every month I received a request to upgrade. The friends think I have all disks, but it is important to say that I have only determination and a LOT of patience. Many, many thanks to Jorge Mello for this fantastic contribution. This album was in excellent shape and should guarantee a high quality entertainment to everybody. Let’s see.

This is Quarteto 004 – Retrato em Branco e Preto (1968), for Codil Ritmos, the first and only LP released by this truly amazing vocal group, strongly influenced by Antonio Carlos Jobim, in charge of arrangements on tracks 01, 02, 03 and 07, being also a performer on others. This update includes the back cover scans with liner notes written by Antonio Carlos Jobim that says he is the fifth element of the group, so strong he participates on this session. Retrato em Branco e preto also features Eumir Deodato, Ugo Marotta, Waltel Branco and Edino Krieger. This is an album that you cannot miss. Tracks include:

Personnel

QUARTETO 004

Luiz Roberto
Joao Felipe
Athayde
Luiz Carlos

Antonio Carlos Jobim
(arrangements and participation on tracks 01, 02, 03 and 07)

Eumir Deodato
(arrangements on 03 and 06)
Ugo Marotta
(arrangements on 04, 05 and 11)
Edino Krieger
(arrangements on 06)
Waltel Branco
(conduction on 06)
As Meninas
(participation on 06)

Track List

01 – Retrato Em Branco e Preto (Tom Jobim / Chico Buarque)
02 – Bom Tempo (Chico Buarque)
03 – Canção do Encontro (Luis Bonfá / Maria Helena Toledo)
04 – É Tarde (Hugo Marotta / Vica Giffoni)
05 – Viagem (Marcos Valle / Ronaldo Bastos)
06 – Fuga e Antifuga (Edino Krieger / Vinicius de Moraes)
07 – Vou Te Contar (Tom Jobim)
08 – Samba do Perdão (Baden Powell / Paulinho Pinheiro)
09 – Saudade Demais (Arthur Verocai / Paulinho Tapajós)
10 – Feitio de Oração (Noel Rosa / Vadico)
11 – Moça (Luis Roberto / Vinicius de Moraes)
12 – Quem Diz Sabe (João Donato / Dora Valle)

.

Este disco pode ser buscado no 300 Discos.


Ações

Information

5 responses

3 04 2013
300discos

Comentários originais:
.
joaobeltrao on Thursday, 14 December, 2006
Detalhe sensacional desse disco é a contra capa escrita pelo Grande Maestro !!
.
zecalouro on Thursday, 14 December, 2006
JoaoBeltrao,

Como vai?

O Maestro e o 004 tinham uma parceria afinada. Esse LP foi uma grande surpresa de um conjunto da Bossa Nova que eu não conhecia.

Abraços,zecalouro
.
Anonymous on Thursday, 05 April, 2007
Quando Jobim diz sentir-se como uma 5a voz não é uma “joke”. De fato, o compositor fez a 4a voz e Luiz Carlos passou para uma 5a. Assim, pelo menos no “Wave” (Vou te contar), temos um quinteto em lugar do quarteto. Quem escreve estas linhas acompanhou quase toda a elaboração do Lp “Retrato em branco e preto”, inclusive os ensaios na casa do maestro. Se desejada confirmação do fato, pode ser feita com João Felipe, integrante do quarteto, no endereço: jfandrade59@msn.com
Marco Antonio Bompet
.
zecalouro on Thursday, 05 April, 2007
Prezado Marco Antonio,

Obrigado pelas informações.

Considere que as informações do post foram retiradas de fontes disponíveis. Não é necessária a confirmação do fato, gostaria apenas de estar disponível em meu email zecalouro@gmail.com, caso seja necessária qualquer outra informação ou somente para conversarmos sobre esse excelente disco.

Grato,

zeca
.
Anonymous on Wednesday, 28 November, 2007
Na qualidade de integrante do extinto Quarteto 004,gostaria de retificar a nota do amigo Bompet.
O maestro Antonio Carlos Jobim participou como vocalista(005) não só em Vou te contar(Wave)como nas faixas Retrato em Branco em Preto e Bom Tempo, acrescentando seu extraordinário talento ao nosso modesto trabalho.Além disso, em Compacto Simples, que lançamos em separado, juntou-se a nós em Lapinha de Baden e P.C.Pinheiro.
Tempo bom!
.
vdg on Wednesday, 28 November, 2007
Esse disco é muito bom e merece um upgrade em FLAC e com a contra-capa. Talvez o “anonymous” integrante do Quarteto 004 (Luis Roberto, João Felipe, Athayde ou Luis Carlos?) pudesse disponibilizar um exemplar em melhor estado. Um muito obrigado antecipado.
.
Adolfo on Tuesday, 01 January, 2008
Em 1968, o maestro faturava a copa do festival da Canção da Globo com Sabiá, onde tive o prazer de participar defendendo uma canção de Jair Amorim e Evaldo Gouvêa-Filho de Yemanjá; integrava um quarteto vocal(Opus 4) que foi partícipe do movimento inicial da Bossa Nova quando em suas raízes amadorísticas;saudades do tempo mais marcante da música popular brasileira.
.
AdHoc on Saturday, 03 May, 2008
Zeca,
Obrigado pelo upgrade.
Mas, acho que houve um problema na transferência/digitalização desse LP. O som dos flacs está “achatado”, sem relevo. A versão disponível anteriormente em mp3 no Loronix tinha “mais graves, mais agudos, mais volume, mais tudo” (pra usar uma frase famosa). Pena, pois o LP do Jorge Mello parece melhor conservado que o do post anterior em mp3. Abraços. AdHoc
.
jorge mello on Saturday, 03 May, 2008
Uma das surpresas deste maravilhoso disco é a Canção do Encontro, autoria de Luiz Bonfá e Maria Helena Toledo. Esta música é mais conhecida como The Gentle Rain, merecendo inúmeras gravações principalmente no exterior. Esta e Manhã de Carnaval são, na minha opinião, as peças mais inspiradas de Bonfá.
.
zecalouro on Saturday, 03 May, 2008
Adhoc,

Estou “dando um pulo” até a Modern Sound e volto para resolver o problema, acredito que estamos precisando de um upgrade de agulha. Vamos atualizar o mais breve possível.

Estranho notar que eu não percebi isso.

Jorge Mello,

Esse disco é mesmo sensacional, e é uma pena que o Quarteto 004 tenha tido uma vida tão curta.

Abraços, zeca
.
Anonymous on Saturday, 03 May, 2008
Na faixa “Diz que sabe” (aka “Quem diz que sabe”)consta como letrista uma nada habitual Dora Valle. Já em meados dos anos 1990, no cd de Lisa Ono dedicado JD, a letra aparece creditada a Paulo Sérgio Valle. Se for dele mesmo, falta apenas saber o porquê do pseudônimo. Em tempo: essa canção concorreu em um dos festivais da época, e talvez se encontre aí uma pista.

Kléssius Leão
.
Bossa Joe on Sunday, 04 May, 2008
A millionth thanks,this kind of vocalwork is priceless!
.
LGJ on Tuesday, 06 May, 2008
thank you soo much, big love!
.
Vanda Nascimento on Thursday, 20 November, 2008
Alegria!!! Pude ouvir o Quarteto 004 de novo, após muitos anos. Ouvi Descomunal, um show que não assisti. D+ voltar a 68 musical.
Mas havia um compacto do 004, não lembro se simples ou duplo, com os 4 na capa. Tambem adoraria ouvir de novo. É anterior ao LP. Dá para conseguir? Obrigada.
Vanda
.

3 04 2013
300discos

Pra quem ainda não tem o compacto do Quarteto 004, ele está em http://lpsbrazil.blogspot.com.br/2010/07/quarteto-004.html

3 04 2013
jamz8

Muitissimo obrigadissimo…

31 01 2015
joao guilherme estrela

24 03 2015
decaracati

Não estou conseguindo baixar o disco do quarteto. O link do rapidshare falha e, por alguma razão, tb não consigo baixar do 300. Alguma ajuda ?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: